sexta-feira, 16 de abril de 2010

ITAPEVI OFERECE VÁRIOS CURSOS GRATUITOS

Representantes da Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes (ABPA), entidade responsável pela execução dos cursos, estiveram na cidade, onde se reuniram com os secretários de Educação e Cultura, Edgard José Fiusa; de Emprego e Desenvolvimento Social, Jaci Pinheiro; e de Assistência Social e Cidadania, Ruth Gianezzi. Durante o encontro, ficou acertado que, inicialmente, serão oferecidos os cursos de pintor, eletricista, azulejista, encanador e gesseiro.

Para participar dos cursos, é necessário que o munícipe seja beneficiário do Bolsa Família, tenha cursado a 4ª série do Ensino Fundamental, e possua idade igual ou superior a 18 anos. Em Itapevi, quase 10 mil pessoas encontram-se dentro deste perfil. De acordo com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, espera-se que o PLANSEQ receba uma grande adesão de mulheres, visto que essas representam a maioria das pessoas cadastradas no Bolsa Família.

Com o objetivo de apresentar o projeto à população, a Prefeitura estuda promover uma série de reuniões em diferentes bairros da cidade. A primeira delas, inclusive, já tem data e local marcados: será no dia 21 de março, às 10h, no CEMEB Monteiro Lobato. Cerca de 500 pessoas, moradores da Vila Santa Rita, Cohab, Jardim Maristela, Areião, Jardim Paulista, Jardim Marina e Jardim São Carlos, são esperadas no encontro.

Segundo informações do Governo Federal, os cursos terão duração de 200 horas, sendo 80 horas de aulas teóricas a serem realizadas em período noturno. Para isso, a Secretaria de Educação e Cultura estuda ceder espaço nas salas de aula das escolas municipais. As outras 120 horas serão dedicadas à pratica, quando os alunos irão a campo, desenvolver tudo que aprenderam em sala, sempre sob a supervisão de profissionais capacitados, como técnicos, monitores e engenheiros.

“Nossa idéia é que o município desfrute ao máximo este programa. Por isso, deveremos contratar profissionais da própria cidade para ensinar essas profissões”, explica Jaci Pinheiro. A Prefeitura pretende ainda que, durante as aulas práticas, os alunos ajudem em obras reais, que estejam em execução em Itapevi, como tem feito outros municípios alcançados pelo PLANSEQ.

Segundo Mari Andrade, coordenadora pedagógica da ABPA, o excelente diálogo entre as diversas Secretarias da Prefeitura é um diferencial que tende a tornar o projeto ainda mais dinâmico. “Em Itapevi existe uma verdadeira seriedade e cumplicidade entre as Secretarias. Hoje, esta cidade é uma referência na região e estamos muito satisfeitos em ver que o município abraçou este projeto”, comentou

O PLANSEQ Bolsa Família é conduzido pela Casa Civil da Presidência da República e pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Trabalho e Emprego (MTE). Segundo o Governo Federal, primeiramente o objetivo do plano é inserir, por meio da qualificação profissional, o beneficiário do Bolsa Família nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em ocupações do setor da construção civil.

A proposta central é fazer com que, a partir da qualificação, o cidadão tenha mais chances de se inserir no mercado de trabalho e, por conseguinte, emancipar-se do programa. No entanto, quem se inscrever e participar dos cursos não perderá o benefício do Bolsa Família.

Em Itapevi, para se inscrever, basta que o munícipe procure primeiramente a Secretaria de Assistência Social e Cidadania ou uma das quatro unidades dos CRAS. Quem preferir também pode efetuar sua inscrição no Posto de Atendimento ao Trabalhador, na Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Social. É necessário levar a carteira de identidade, o Número de Identificação Social (NIS) ou o PIS, a carteira de Trabalho, assim como um comprovante de residência. Confira os endereços e telefones dos pontos de inscrição:

Secretaria de Assistência Social e Cidadania:
rua Escolástica Chaluppe, 154, Centro. Telefone: 4143-9700.

PAT:
avenida Presidente Vargas, 88, térreo, Vila Nova Itapevi. Telefone: 4143-8888.

CRAS Amador Bueno:
rua Claro Camargo Ribeiro, 422. Telefone: 4144-1587.

CRAS Vila Aurora:
rua Gino Gottara, 221. Telefone: 4142-5769.

CRAS Jardim Maristela:
rua Aguinaldo Alves Silva, 139. Telefone: 4143-0841.

CRAS Vila Dr. Cardoso:
rua Afonso dos Santos, 211. Telefone: 4143-4980

Nenhum comentário: