quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Morre o Pai da Apple



Steve Jobs, cofundador e ex-presidente da  Apple, morreu nesta quarta-feira aos 56 anos
“Infelizmente esse Dia Chegou” – Steve Jobs
Na noite de quarta-feira 5 de outubro, o mundo da tecnologia se abalou com a notícia da morte do cofundador da Apple, Steve Jobs. Dono de uma personalidade marcante, única e revolucionária, Jobs mudou a forma de consumir produtos de tecnologia e deixou uma legião de fãs inconsoláveis. Seus projetos e produtos se tornaram objetos de desejo e estimularam o consumismo tecnológico, mas também mostraram como as tecnologias e parnafenálias eletrônicas podem ser eficientes e estimular causas nobres.
Em 2006, um estudo divulgado pela ONG Greenpeace alertou que os laptops da companhia continham substâncias tóxicas perigosas à saúde. O que se viu depois disso foi uma série de melhorias nos equipamentos da Apple, em busca de reduzir os danos à saúde dos consumidores e do planeta.

Em 2007, Steve Jobs chegou a escrever uma carta aberta ao público, em que admitia as falhas da empresa nessa área e determinava a remoção de materiais químicos perigosos dos seus produtos. Três anos depois, um novo dado da ONG apontou que os produtos da empresa de Steve Jobs foram considerados "livres de substâncias danosas".
A página da empresa americana, em seu anúncio oficial, convida os fãs da marca a enviar mensagens de condolência através do e-mail rememberingsteve@apple.com.
A causa da morte do cofundador da Apple ainda não foi confirmada. Porém, nos últimos anos Steve Jobs foi afastado algumas vezes da companhia em função de problemas de saúde. Em 2004, por exemplo, ele passou por uma cirurgia para tratar um câncer no pâncreas. Após cinco anos, Jobs recebeu um transplante de fígado. Em ambas as ocasiões, ele se afastou das atividades da companhia se mostrando muito debilitado.
No último dia 24 de agosto, Jobs publicou uma carta em que ele renunciava ao cargo de diretor-executivo da empresa. “Eu sempre disse que se houvesse um dia em que eu não pudesse mais cumprir minhas atribuições como diretor-executivo, eu seria o primeiro a dar a notícia a vocês. Infelizmente, esse dia chegou”, dizia ele no documento.
Após seu desligamento "parcial" da companhia, pois continuou como presidente da Apple, fotos de Steve Jobs, que o mostravam muito debilitado fisicamente, passaram a circular pela internet. Porém, tanto a Apple como a sua família não divulgaram informações sobre seu estado de saúde.
Em nota a Apple lamentou profundamente o ocorrido. Desde a renuncia de Steve Jobs, a Apple é presidida por Tim Cook.


Bill, lamenta a morte do amigo e concorrente Steve Jobs
Bill Gates, fundador da Microsoft

Steve e eu nos conhecemos há quase 30 anos, e nos tornamos colegas, competidores e amigos ao longo de mais da metade de nossas vidas.O mundo raramente vê alguém com o profundo impacto que Steve teve. Os efeitos de suas criações serão sentidos por muitas gerações no futuro. Para aqueles de nós que tivemos a sorte de trabalhar com ele, foi uma honra imensa. Sentirei muita falta de Steve.

Foto de 1984 mostra Steve Jobs (esq) ao lado de John Sculley (cen), então diretor-executivo da Apple, e Steve Wozniak (dir.), cofundador da empresa, em evento de tecnologia.