terça-feira, 5 de julho de 2011

Matéria (Internet) Blogs e evolução da Web

Gêneros e Idéias da Internet

A novidade da blogosfera é que não há barreiras à entrada em um mundo que oferece uma platéia cada vez maior e praticamente ilimitada.

Ponto fundamental: oferecer, não garantir. Qualquer um pode inserir um post, e, se merecer ser mantido e com isso lido e re-lido, e será lido muitas outras vezes. Cada matéria lançada nos Blogs, podem ser consultadas posteriormente ao clicar no botão "postagens antigas".

Blog UAB Itapevi: Porque os Blogueiros blogam e por que isso interessa a você. Porque os Blogs estão mudando o conceito de Internet e o seu mundo.


A apresentação e a análise dos diferentes gêneros discursivos feitas neste e outros blogs têm deixado clara a forte relação entre três elementos: a finalidade de um gênero, seu contexto de circulação e o perfil e interesse de seus responsáveis e leitores. Essa relação determina as características estruturais e de linguagem que definem os diferentes gêneros e idéias.

A possibilidade de interligar e interagir diferentes computadores de todas as partes do mundo na Internet, conectados em uma única rede mundial provocou uma revolução dos contextos de circulação de textos escritos. Desde o século XV, com a invenção da prensa de tipos móveis por Johannes Gutenberg, os seres humanos não eram surpreendidos por novas possibilidades de comunicação escrita.

Se Gutenberg abriu espaço para livros, revistas e jornais, a Internet descortinou a fronteira do espaço virtual e, com ela, novos assuntos, idéias e gêneros discursivos começaram a ser largamente utilizados. Entre eles, destacam-se os e-mails, as entradas (posts) dos blogs, os scraps dos sites de relação social e, mais recentemente, os tweets do Twitter.



O primeiro e-mail

Ray Tomlinson era um engenheiro da computação na empresa Bolt, Beranek and Newman e colaborava com o Departamento de Defesa Americano no desenvolvimento de sistemas de comunicação entre computadores. O texto do primeiro e-mail (teste) com as mensagens eletrônicas foi enviado por Ray de seu computador para uma máquina próxima à dele. Como se tratava de um teste, esse e-mail consistiu de uma seqüência aleatória de letras do teclado.

Ray Tomlinson, inventor do padrão @, Massachusetts, (foto 20 jan. 2004)



Texto: Blog UAB Itapevi

Colaborador: André Welcon (Etec São Paulo)