sábado, 8 de maio de 2010

Desenho com Modelo Vivo - Um projeto Futuro das Instituições de Ensino


Desenhando com Arte - UAB Itapevi - Professor: Dimas Saynne

Desenho de modelo vivo é o exercício do desenho da figura humana (corpo humano) na presença de um modelo nas suas várias formas e posições. A execução deste tipo de desenho pode ser de uma forma simples (com carvão, por exemplo), ou mais detalhadamente, usando lápis ou outros tipos de ferramentas de desenho. Se tinta for usada, o processo (mas não o trabalho terminado) é denominado de "pintura da figura humana". A variante tridimensional da representação do corpo humano denomina-se de escultura da figura humana.

O Observador olhar do Aluno (Desenhista)
Numa sala de aula desta disciplina os estudantes dispoem-se em torno do modelo formando um semi-círculo (preferido geralmente), ou um círculo completo. Nenhum dos observadores tem exactamente a mesma vista, reflectindo cada desenho a perspectiva única de cada artista relativamente ao modelo. Visto que o objectivo do exercício é aprender a representar o corpo humano em todas as suas variantes formais, de idade e de etnias não existem limitações na escolha do modelo (a possível excepção são crianças pequenas) e este não tem que ser necessáriamente belo.
Dependendo do tipo de pose são, por vezes, utilizados acessórios que podem estar próximo do modelo ou efectivamente em contacto físico com este. Estes elementos devem ser incluídos no desenho e representados tal qual se encontrem, mesmo quando o observador tem o seu campo de visão parcialmente obstruído.
Proporções de referência no desenho de figura humana de pé
Figura de dimensões médias: altura (incluindo cabeça) deve compreender a dimensão correspondente a sete cabeças e meia.
Figura de dimensões ideais: altura (incluindo cabeça) deve compreender a dimensão correspondente a oito cabeças. Transmite ideia de nobreza e elegância.
Figura de dimensões exageradas: altura (incluindo cabeça) deve compreender a dimensão correspondente a oito cabeças e meia. Transmite ideia de heroísmo, utilizado na representação de deuses e super-heróis. Geralmente a dimensão em excesso é aplicada na extensão do peito, das nadegas, da vagina e das pernas.
Estas proporções podem variar quando o modelo assume outras poses, principalmente as poses eróticas em que ela fica em posições um pouco mais escandalosas, onde é possivel obsevar em detalhes os seios, anús e vagina.


A Modelo e a Pose
Nudez
O desenho da figura humana implica, geralmente, a nudez do modelo e consequentemente a exposição dos seus órgãos sexuais. Assim, como a pintura ou escultura do corpo humano, esta disciplina é uma das actividades onde o corpo masculino e feminino pode ser observado e representado tal qual se apresenta separado, no entanto, da sua componente sexual explícita. Embora todos os elementos da anatomia humana sejam representados (incluindo os seios, nádegas, pénis e vagina) é esperada uma conduta apropriada por parte dos estudantes.
Fato Curioso
Durante uma das centenas de aulas monitoradas que acontece duas vezes por semana no CCSP, uma garota pelada que servia como modelo, começou a piscar com o anús para um fotógrafo que tirava fotos para uma revista.
O fato aconteceu em 2006, quando eu estava lá em meu segundo dia de aula, foi uma cena ótima, porque a modelo tinha um corpo escultural, além de ser linda e nova.

Assuntos Relacionados: Desenho Artístico, Pintura a óleo, Pintura Artística, Aquarela.


Veja também (Utilizar sites de busca):
Nude in Public
Nude in Street
Nude Artístic

3 comentários:

Anônimo disse...

POLO DO CARALHO

Anônimo disse...

Muito bacana as matérias.
Adoro o Pólo de Itapevi

Anônimo disse...

Olha a celulite!!!