quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

domingo, 29 de janeiro de 2012

O QUE É NERD? QUEM SÃO OS NERDS?


Materia Especial sobre os Nerds


A palavra Nerd é um termo que descreve, de forma estereotipada, muitas vezes com conotação depreciativa e com tom zombador, uma pessoa que exerce intensas atividades intelectuais, que são consideradas inadequadas para a sua idade ou profissão, em detrimento de outras atividades mais populares. Por essa razão, um nerd muitas vezes não participa de atividades físicas, praticamente nunca praticou nenhum esporte e é considerado um solitário pelas pessoas. Pode descrever uma pessoa que tenha dificuldades de integração social e seja atrapalhada, mas que nutre grande fascínio por conhecimento ou tecnologia. Muitos Nerds de computador valorizam o conceito de serem Hackers ou grandes empresários da Informática. Aliás o termo Nerd, ficou mais conhecido e aplicado a estudantes de computação. A quem diz que Bil Gates foi considerado por muitos um Nerd do computador em sua juventude.


Etimologia

A expressão é utilizada desde o final da década de 1950 no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Também há uma versão na qual a palavra derivaria de Northern Electric Research and Development (Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia Northern Electric do Canadá, hoje Nortel), ou seja, atribuída àqueles indivíduos que trabalhavam no laboratório de tecnologia, que eram dados a passar noites em claro nas suas pesquisas. Na década de 1960 difundiu-se a sua conotação pejorativa, aplicado a pessoas com inteligência geralmente acima da média, com alguma dificuldade em se relacionar socialmente, e que não obedece aos padrões da sociedade - principalmente físicos e intelectuais - tornando-se uma pessoa marginalizada, tímida e solitária. Atualmente no entanto o termo nerd vem sendo usado por determinados grupos relacionados a interesses específicos como forma de se identificarem.
Outra possível origem da palavra vem do hábito de alguns estudantes do MIT (Massachussets institute of technology ou Instituto de Tecnologia de Massachusetts; em português) de chamar alguns alunos de "knurd" (a palavra vem de "drunk", bêbado em inglês, escrito ao contrário).

Além de alunos, também existem muitos professores nerds, principalmente na área de tecnologia. Uma coisa em comum entre eles, é que todos além de estudiosos estão sempre usando óculos e muitos deles usam roupas antigas, sociais ou desajeitadas.
Na Internet é possível encontrar muitos filmes sobre ou indicados para os nerds. Um dos mais procurados é o conhecido "A vingança dos Nerds".


VÍDEO NERD:


Para saber mais:





A Vingança dos Nerds
Anti-intelectualismo
Dia D Nerd
Pirataknia
Mundo Geek
Gênio TI
Superdotado
Piratas do Silicon Valley
Piratas da Internet
The Big Bang Theory



EQUIPE BLOG UAB

INICIO DAS AULAS



Inicio das Aulas
No próximo dia 1 de fevereiro começam as aulas em todas as Escolas Estaduais e Municipais, é o inicio do ano letivo de 2012. Todo o cronograma e trabalho segue parecido com o do ano passado. Desde o inicio do ano, foi intenso a procura por vagas nas escolas, foi muito grande a procura e muita gente ficou sem vagas neste ano.


Blog UAB