segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Entretenimento (Livros)

Seu Madruga, importante personagem da série 'Chaves', é tema de livro
“Seu Madruga - vila e obra” reúne curiosidades sobre o ator Ramón Valdés.
Livro tem 14 capítulos, número de meses de aluguel que personagem devia.
Livro aborda assuntos e curiosidades daquele que talvez é hoje o maior ator do México de todos os tempos.


Acima (Capa do Livro), Ramón Valdés (abaixo), que interpreta o Seu
Madruga, em cena da série 'Chaves', ao lado do ator Edgar Vivar, o Seu Barriga.  (Foto: Divulgação)
Mal-humorado e trapaceiro convicto, mas com uma legião de fãs pelo mundo, Seu Madruga, personagem da série de televisão mexicana "Chaves", é tido por muitos como o maior ator do México de todos os tempos. Além dos seriados, Don Ramon como também é conhecido fez filmes e outras participações na televisão, mas só é conhecido no Brasil como o Sr. Madruga. Ramon Valdez ressurge no Brasil no livro "Seu Madruga - vila e obra", do jornalista Pablo Kaschner.
O livro reúne curiosidades, frases antológicas e diálogos memoráveis de um dos moradores mais famosos da vila de Chaves, e talvez hoje o mais importante, é um dos personagem criado pelo mexicano Roberto Gómez Bolaños.
"Seu Madruga é a antítese do que a sociedade de consumo espera de um homem adulto: desempregado crônico, eterno devedor, um malandro que declara o ócio como princípio e a procrastinação como fim", diz o jornalista, autor do livro publicado pela editora "Mirabolante".
Segundo Pablo, é curioso que um personagem como este, "modelo de como não se deve ser", seja idolatrado por fãs de todas as idades, e que mais de 30 anos depois do lançamento da série no México ela continue tendo audiência no Brasil.
"Talvez seja uma resposta do público ao império do politicamente correto que domina a sociedade e que se vê refletido nos programas de humor", afirma Kaschner, que considera que "hoje seria impossível ter um personagem que fuma em cena em uma série assistida por milhões de crianças".
A idéia de escrever sobre Seu Madruga, segundo o autor, nasceu depois da conclusão de seu primeiro livro, "Chaves de um sucesso".
Nesse primeiro trabalho, Kaschner explicava como a série tinha se transformado em um fenômeno comunicacional no Brasil.
Seu Madruga também é um fenômeno, pois se encontra em todos os lugares, como camisetas, botons, brinquedos, miniaturas, bonés, além de ter milhares de temas lançados na internet, superando até mesmo o grande chaves.
Capítulo à parte
"Seu Madruga", segundo ele, "merecia um capítulo à parte", mas não só isso, e daí surgiu todo um novo livro.
Em 14 capítulos, o mesmo número de meses de aluguel que Seu Madruga devia a Seu Barriga, o livro percorre a trajetória de Ramón Valdés, ator que dá vida ao pai de Chiquinha e que morreu há vários anos.
A publicação traz também fotos inéditas, entrevistas com o dublador do personagem na versão brasileira da série, Carlos Seidl, e com Edgar Vivar, ator que interpreta Seu Barriga, além de um desafio aos conhecimentos dos verdadeiros "madrugamaníacos".
"Seu Madruga não se importa em ser idolatrado, mas tem um carisma que fala por ele", define Kaschner.

Abaixo uma entrevista do Ator a um canal de TV do Chile, (um dos programas de maior audiência daquele pais), gravado no inicio dos anos 80.

Matéria: Equipe Blog UAB

domingo, 31 de julho de 2011

Vestibular Itapevi

Vestibular para Universidade Aberta em Itapevi aguarda o inicio e resultado do processo seletivo, cujas inscrições se encerraram no final de julho

Todas as vagas ofertadas foram para os cursos semipresenciais de Pedagogia, Sistemas de Informação e do inédito Educação Musical

Encerraram no dia 22 de julho as inscrições para o vestibular do Pólo de Itapevi da Universidade Aberta do Brasil (UAB). De acordo com o Pólo, foram ofertados 150 vagas para os cursos semipresenciais de Pedagogia, Sistemas de Informação e do inédito Ensino de Educação Musical, sendo cinqüenta para cada.

Todos os inscritos no vestibular se inscreveram pelo site www.vunesp.com.br, imprimiram e pagaram o boleto bancário, nos valores correspondentes ao curso. Quem comprovou falta de recursos financeiros, puderam se isentar da taxa de inscrição. Os três cursos serão ministrados pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), utilizando o já consagrado sistema de Educação à Distância (EaD).

Além dos cursos de Pedagogia e Sistemas de Informação, a UAB Itapevi, situada nas dependências do CEMEB Bem vindo Moreira Nery (Cohab), também já está oferecendo à população o curso de graduação de Administração Pública, sob responsabilidade da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Para mais informações acesse os sites www.vestibular.ufscar.br, www.vunesp.com.br.

“Desde 2006, a UAB-Itapevi vem oferecendo oportunidades para que os moradores da cidade e da região tenham acesso gratuito à cursos universitários e técnicos públicos de qualidade, sob a forma semipresencial, como forma de facilitar ainda mais o acesso ao concorrido mercado de trabalho”, comentou a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

A Prefeitura mantêm convênios com algumas das mais importantes universidades públicas, entre elas a UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto, a UTFPR – Universidade Técnica Federal do Paraná e a UNESP - Universidade Estadual Paulista. Além de universidades, o pólo de Itapevi também criou parceria com uma escola técnica federal, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, atendendo atualmente a cerca de 1,3 mil pessoas.

Blog UAB Itapevi