sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Palestra de Educação Musical


1º Ciclo de palestras sobre Educação Musical Inclusiva

Inclusões de diversas ordens, entre elas as relativas às pessoas com deficiências sensoriais, físicas, mentais e síndromes, tornou-se política pública educacional afirmativa no Brasil nas últimas décadas. Esforços das instâncias comprometidas com a formação escolar têm sido empreendidos, alcançando várias conquistas. Porém, há  muito por ser realizado ainda.

A despeito de ações pontuais dos próprios profissionais das escolas e das secretarias de educação, persistem lacunas para assegurar o trabalho integrado nas turmas inclusivas com bons resultados educacionais para todos. Uma das lacunas localiza-se na formação docente ainda insuficiente para atuar com as várias deficiências citadas.

O 1º Ciclo de Palestras “Educação Musica Inclusiva” busca atender a essa  necessária formação de professores e professoras de música no que tange o trabalho com deficientes. Trata-se de atividade complementar ao tema da Educação Musical Inclusiva previsto nas disciplinas Educação Musical 1, 3 e 5 para este primeiro semestre de 2012. Esse Ciclo espera também preparar os licenciandos para melhor aproveitamento de atividades sobre esse tema que ocorrerão durante a IV Semana de Educação/VIII Encontro Regional da ABEM, evento agendado para 17 a 21 de setembro de 2012.