segunda-feira, 11 de março de 2013

Vamos valorizar mais o esquecido português.

Alguns Erros de Português...cometidos diariamente


Antes de aprender qualquer outra língua, aprenda mais sobre o nosso pobre português.

Quando se fala de livros de gramática, há que se separar o joio do trigo. Ou seja, os bons conselhos daquilo que é meramente transtorno obsessivo-compulsivo. Também distinguir o que são erros de português – erros gramaticais propriamente ditos – daquilo que é meramente puro preconceito lingüístico.

Sendo assim, separei cinco importantes erros selecionados e de diferentes naturezas que, em primeiro momento, chamaram-me mais a atenção, ou por questões de mera curiosidade ou por sua grande freqüência diária: Logicamente que existem muitos outros erros que são cometidos diariamente em nosso cotidiano, os exemplos citados abaixo foram os escolhidos de hoje.

Um agravante, um atenuante – essas duas palavras são de origem feminina. Portanto, uma agravante, uma atenuante. Sempre.

Todo mundo – Todo o mundo sempre erra essa. Todo o mundo precisa saber que o correto é “todo o mundo” para todas as situações.

O banco que você confia – Quem confia, confia em alguma coisa. Portanto, o banco em que você confia.

A janta está na mesa – A janta esta quase consagrada pelo uso, como se costuma dizer nos meios gramáticos. Mas, se você preferir uma forma mais correta, diga sempre que o jantar está na mesa.

Desculpe a nossa falha – Se você der alguma informação errada em seu Blog, não diga “desculpe a nossa falha”. Quem desculpa, desculpa alguém de (ou por) alguma coisa. Então: desculpe-nos pela falha. Essa sim seria a forma correta.





Blog UAB Itapevi

By: Ramos – Professor, Jornalista, Ator e Poeta