quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

AMBIENTE EAD - OBRIGAÇÕES DO ALUNO

EM ALTA NO BRASIL SISTEMA EAD REQUER TEMPO E DEDICAÇÃO

As obrigações do aluno virtual dentro da UAB - Para estudar e se formar a distância, requer muita disciplina e zelo pelo trabalho de estudar. Conheça um pouco mais sobre esse sistema inovador e prático de ensino.

     O Ensino Superior está ao alcance de todos que desejam ter uma graduação. Tudo isso é oferecido de uma forma 100% gratuita, sendo muito bem vindo até mesmo para aqueles que se dizem estarem sem tempo, principalmente dentro de uma sala de aula.
      Hoje através da Educação a distância (EAD), muitos estudantes conseguem o tão sonhado diploma e, com isso aumentam em muito as chances de ingressarem no mercado de trabalho.
Mas para ser um exemplar estudante desse modo inovador de ensino é preciso muita disciplina e maturidade.

Ensino em Destaque
      A EAD vem se consolidando no Brasil nos últimos anos. Segundo o MEC (Ministério da Educação), já existem mais de 1,2 mil tipos de cursos a distância no país, que equivalem a uma participação superior a 15% nas matriculas de graduação.
A explicação para esse avanço, segundo Ivete Falange, conselheira da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), isso tudo deve-se ao “desenvolvimento das tecnologias e inovações de comunicação e informação e, também, pela grande experiências adquiridas pelas pessoas ao longo dos anos em navegações em geral.

Público alvo e específico
Qualquer pessoa pode fazer um curso no sistema EAD. Segundo a diretora do Centro de Desenvolvimento de Educação a Distância, Carina Alves, e o Supervisor de Parcerias de Educação a Distância, Celso Filho – ambos da FMU -, o perfil do aluno virtual de qualquer curso a distância tem se tornado cada dia mais diversificado, ainda que com características básicas em comum.
“O principal público de EAD sempre foi composto em sua maioria por alunos velhos, ou seja, na faixa dos trinta anos, que cursavam uma segunda graduação ou pós-graduação, e precisavam de flexibilidade para conciliar os estudos com a família e/ou trabalho. Ou então, pessoas que não tiveram a oportunidade de cursar uma graduação logo que finalizaram o ensino médio e também precisam ‘encaixar’ os estudos em sua rotina. Porém, nota-se que ainda que sejam essas as principais características do aluno de EAD, muitas pessoas recém-formandos do ensino médio têm optado pela educação a distância por reconhecerem cada vez mais a qualidade, eficiência e praticidade do formato do mesmo, além dos benefícios pessoais e profissionais”, dizem os profissionais da FMU.

É preciso dedicar-se
Fazer EAD não é uma tarefa fácil. Segundo o Coordenador dos cursos EAD do Centro Universitário do Anhanguera (Unidade Brigadeiro), Felipe Maia, esse tipo de ensino exige dos estudantes muito mais que o presencial.
“O grau de exigência é maior, pois a rotina fixa de estudos tem de ser criada pelos próprios estudantes. O aluno que opta pelo ensino a distância precisa ter disciplina para acessar a plataforma virtual e ter acesso as aulas, ler os livros virtuais e todo material de estudo, e se comprometer com todos os exercícios e fazer todas as atividades e interatividades propostas, igual em uma sala de aula real e convencional. Do contrário não alcançará os objetivos esperados”, diz Maia.

Para os professores da FMU. Os ingredientes são disciplina, autonomia, empenho e organização, essas são as características que devem fazer parte de um aluno que escolheu estudar nos moldes do sistema EAD.”Essas também são características desejadas aos alunos da educação presencial, porém na EAD, o estudante precisa desenvolver essas qualidades com rapidez e isso compactará fortemente no desenvolvimento profissional ao longo do curso”, falam os especialistas.

Matrículas por área






Blog UAB Itapevi - 2015

5 comentários:

JONKER DE JAIR disse...

O problema são os tutores presenciais e os responsáveis on-line tudo safado ninguém trabalha. mandei e-mails de reclamação e os diretores do portal de estudo on line não faziam nada, apenas remandavam a minha reclamação para os safados do polo! é um lixo total! é dinheiro jogado fora!

Anônimo disse...

Mais tempo e atenção dos tutores vagabundos!

Sr Jose disse...

vEM Cá! Esses tutores e funcionários desse sistema ai! não fazem nada! so ficam andando e navegando na internet,as salas ficam vazias!
Quando eles ganham?
Esse governo federal adora jogar dinheiro fora!

CAROLINE disse...

O MODO COMO É CONDUZIDO O SISTEMA UAB DE ENSINO DEVERIA TAMBÉM PASSAR POR UMA REFORMA - E LOGO

Gabriel disse...

MEU EU NAO CONSIGO TERMINAR ESSA PORRA
Sempre quando faço um curso no sistema ead, desisto
Os tutores alguns deles são umpouco devagar
E eu admito que da preguiça, principalmente quem trabalha muito que nem eu no caso